Fique por dentro de todos os nossos super descontos e novidades!
Iracema, um clássico revisitado por um dos maiores nomes do quadrinho nacional.
Você conhece Laudo Ferreira?
Um dos nomes mais importantes entre os quadrinistas brasileiros, Laudo ilustrou histórias diversas, além de uma série educativa sobre a história do Brasil e outras duas relacionadas à cultura brasileira, uma inspirada em canções do movimento musical Clube da Esquina e outra na poesia de Noel Rosa. Por aqui, Laudo é o responsável pela adaptação do Ateliê para o clássico do romantismo indigenista, “Iracema”, que tem sido muito bem recebida não apenas pelo público escolar – a obra foi aprovada no PNLD Literário 2021 – como, também, por blogs e sites especializados em quadrinhos.
No canal de Youtube da Central HQ, o destaque da edição do Ateliê foi o nosso material paradidático, com informações extras sobre a obra, o autor, José de Alencar, e o contexto histórico da época em que foi originalmente produzida, em 1865. Fernando, do Central HQ, chamou a atenção para a importância deste tipo de adaptação: uma obra como “Iracema”, ao ser transposta para os quadrinhos, torna-se uma ótima oportunidade para os mais jovens, produzindo interesse e acesso ao texto com maior facilidade. Também destacou o projeto gráfico, com orelhas ilustradas que podem ser destacadas para se tornarem belíssimos marca-páginas. O traço característico de Laudo, segundo Fernando, seguiu a mesma premissa da obra original, com o detalhismo das paisagens, das florestas e dos animais. No Central HQ, a adaptação do Ateliê ganhou nota 8,5!
Confira a resenha no link.
Já o Papo Kbelo falou da importância da obra original e destacou a relevância do trabalho editorial do Ateliê, que vem associando grandes textos da literatura nacional a quadrinistas renomados, como é o caso de Laudo Ferreira. Fabiano Kbelo chamou a adaptação de “sublime” e viu nela uma ótima oportunidade de leitura, inclusive para quem não tem o hábito de ler. O formato em quadrinhos, com o uso de cores surpreendentes por Laudo, torna a obra mais acessível e atrativa. O traço do nosso quadrinista adequou-se perfeitamente à necessidade do livro, representando expressões, olhares, batalhas viscerais e, claro, a natureza. O movimento que Laudo produz nas páginas faz com que o leitor não perca a imersão proposta na obra original, e ainda leva à vontade de buscar mais informações. Assim como a resenha da Central HQ, o canal Papo Kbelo ressaltou a importância do material paradidático, no sentido de situar o leitor em relação à obra, o autor e às características, incluindo, ainda, uma linha do tempo.
Confira a resenha no link.
No Instagram, a adaptação do Ateliê foi resenhada pela página Páginas Amarelas HQ. Além de uma excelente contextualização do período de produção da obra original, destacando o conservadorismo do autor e sua visão um tanto estereotipada da relação entre indígenas e europeus, a resenha chamou a atenção para a importância de uma obra como essa se apresentar em um formato mais acessível, em quadrinhos, possibilitando que mais pessoas tenham acesso a um dos textos formadores de uma certa consciência nacional forjada no século XIX. As cores vivas e fortes escolhidas por Laudo Ferreira dão o tom do realismo romântico às árvores, à terra, às praias e à floresta, além de uma ótima caracterização dos personagens. A relevância desta adaptação reside na possibilidade de entender os movimentos literários daquele tempo, associados ao contexto histórico, ao pensamento e às buscas dos contemporâneos a José de Alencar.
Veja a resenha aqui: @paginasamarelashq
Quer saber mais sobre Laudo Ferreira? Confira, abaixo, por onde nosso querido quadrinista passou nos últimos meses:
No dia 30 de janeiro rolou a live de encerramento da Semana do Quadrinho Nacional lá no Instagram da “Ultimato do Bacon”. O bate-papo contou com a presença de Alexandre Baptista, Fabiana Signorini, Isaque Sagara e, claro, Laudo Ferreira.
Visite a página e confira: @ultimatodobacon
Em fevereiro, o canal de Youtube, Cultura Pop, chamou Lauro Ferreira para conversar com os seguidores em uma live cheia de informação pra quem gosta de quadrinhos e boas histórias. Confere aqui!
No dia 16 do mesmo mês, rolou mais um “Encontro Ilustra”, desta vez, falando sobre as adaptações incríveis do Ateliê, com a participação de outros ilustradores conhecidos por aqui, Marcel Bartholo e Germana Viana, responsáveis pela adaptação de “Noite na Taverna” e “Razão e Sensibilidade”, respectivamente. Com a mediação do editor do Ateliê, Sérgio Alves, a conversa rendeu e pode ser uma boa oportunidade pra você entender a importância do nosso trabalho e a qualidade destes ilustradores incríveis!
Não perde!
E ainda em fevereiro deste ano, no dia 23, Laudo Ferreira fez um workshop com os seguidores do Canal Kazullo Estúdio, onde comentou sobre seu processo de criação e alguns de seus trabalhos.
E claro que Laudo Ferreira também esteve na edição do CCQ 2022, participando como Artist’s Alley. O evento, que aconteceu entre os dias 18 e 20 de março, em Florianópolis, contou com a participação de diversos nomes do quadrinho nacional, entre eles, Laudo, que esteve presente autografando livros e conversando com outros autores, além de apresentar seus últimos lançamentos, como “Ménage”, “Aymará”, “Santo Sangue” e o nosso maravilhoso “Iracema”.
Acompanhe o nosso blog e fique por dentro das novidades deste e dos outros ilustradores do Ateliê!
Vem com o Ateliê!