Fique por dentro de todos os nossos super descontos e novidades!
Você conhece Germana Viana?
Você conhece Germana Viana?
Germana Viana (Recife, Pernambuco, 1972) é quadrinista, fã de filmes de crime, terror e do cinema de Bollywood. Adora ler livrinhos e livrões mas, enquanto ilustradora, se recusa ao enquadramento em um gênero literário específico. Por aqui, ela é a quadrinista da incrível adaptação do Ateliê da Escrita para “Razão e Sensibilidade”, de Jane Austen.
E se você ainda não conhece a HQ, aproveita para saber o que o pessoal que entende do assunto está falando do livro!
O site “O Barquinho Cultural” fez uma resenha elogiosa à adaptação do Ateliê para Razão e Sensibilidade, de Jane Austen, ilustrado pela nossa querida Germana Viana. Além de considerar que Germana realizou uma “brilhante adaptação”, a resenha chamou a atenção para o efeito que “histórias de famílias, amizades e a busca por um grande amor” seguem causando nos leitores de diferentes gerações.
Confira a resenha aqui.
No Instagram, a página “Um trecho a mais”, depois de uma bela contextualização da obra em seu contexto de época, destacou a forma como os traços de Germana Viana atualizaram a narrativa: “A autora nos mostra aqui que ‘boy lixo’ existe e sempre existiu em todas as épocas. Os traços da Germana só serviram para abrilhantar ainda mais essa história e para quem não conhece ou, como eu, sabe que não lerá o clássico livro de Jane Austen, essa é uma ótima oportunidade para conhecer a história”.
Leia a resenha aqui: @umtrechoamais
Também no Instagram, outro nome importante dos quadrinhos, o @negrogeek falou sobre o grande desafio que Germana Viana enfrentou nessa adaptação, pela dificuldade de condensar a “essência” da obra em uma HQ de 60 páginas. A solução encontrada pela quadrinista, segundo ele, foi a seguinte: “Germana usa um artifício que só os quadrinhos permitem: a participação do leitor. Após plantar as sementes, a história vai se desenrolando de forma muito orgânica. Mantendo a essência da obra para quem já conhecia, mas também funcionando super para quem nunca tinha tido contato anterior”.
Veja o post aqui: @negrogeek
Ao falar sobre a adaptação do Ateliê, a página @booksedevaneios destacou: “a harmonia entre material, cores, fonte e a forma como as ilustrações são organizadas no papel”. Da mesma forma que em outras resenhas, ganha destaque a atualização do romance a partir dos traços de Germana Viana, tendo como resultado, uma obra “divertida e marcante como o texto de Austen e dinâmica e diversa como a contemporaneidade precisa”.
Vai lá no perfil para ler a resenha todinha: @booksedevaneios
A Francylene Silva, do “Mais QI Nerds”, falou sobre a visão de Jane Austen sobre a sociedade da época e o papel das mulheres, tentando se deslocar no interior das regras sociais que ditavam o comportamento feminino ideal. E destacou a forma como as ilustrações de Germana abordaram a clássica história como se fosse uma de suas histórias favoritas, aproximando a narrativa dos leitores contemporâneos, com o humor e o estilo reconhecidos da quadrinista, que: “diversifica, moderniza, mas conserva aspectos pelos quais os romances da escritora inglesa se tornaram famosos”.
Veja a resenha aqui.
Gostou? Então, não perde mais tempo. Compre seu exemplar de “Razão e Sensibilidade”, clicando aqui!
E não para por aí!
Nossa querida Germana Viana participou da última edição do “Poc Com” que rolou no último dia 18 de junho, na Casa de Portugal, em São Paulo. No evento, ainda rolou uma live, que você pode conferir no site: www.poccon.com.br
A “Gama Revista” publicou uma matéria bastante informativa, intitulada “As minas dos quadrinhos”. A jornalista Betina Neves chamou a atenção para o fato de que, também nos quadrinhos, as mulheres são minoria, citando, por exemplo, a lista de indicados ao último prêmio Eisner, o “Oscar” dos quadrinhos nos Estados Unidos, onde ainda predominaram os homens. Germana Viana foi uma das entrevistadas e falou sobre a importância de trajetórias como a dela para as novas gerações de quadrinistas brasileiras:
“Antes você chegava em um evento presencial e 10% era mulher. Agora, já está bem perto de 50%. Ver mais mulheres no meio incentiva outras a começarem. (...) Não podem mais fingir que a gente não existe.”
Além da fala, Germana Viana foi descrita como uma “voz ativa em discussões sobre política, feminismo e questões LGBTQIA+”. A matéria traz, ainda, outras mulheres sensacionais dos quadrinhos brasileiros no mesmo bonde.
Confira a matéria na íntegra aqui.
E pra terminar...
Germana Viana foi uma das indicadas do CCXP Awards 2022 na categoria “Melhor Quadrinista Brasil” pelo livro “Ménage” (ao lado de Marcatti e Laudo Ferreira, outro autor do Ateliê). Saiba mais sobre a votação aqui.
Germana Viana no Ateliê da Escrita: só podia ter um resultado tão empolgante quanto “Razão e Sensibilidade em quadrinhos”. Se você gostou desse texto, compartilhe a informação!
Vem com o Ateliê.